A meta de conquistar novos clientes, alcançar regiões diferentes e ampliar a área de atuação das distribuidoras costuma estar presente no planejamento de vários gestores.
Mas tão importante quanto ter estratégias para aumentar sua fatia do mercado é desenvolver estratégias para aumentar o valor das vendas para a sua carteira de clientes atual.
Afinal, você já fez o mais difícil que é conquistá-los.
Considere que seus clientes ativos devem estar satisfeitos em fazer negócio com a sua distribuidora pelo menos em algum desses quesitos: preço, atendimento, entrega, variedade dos produtos, forma de pagamento, etc.
Dessa forma, é possível aproveitar o relacionamento que você já tem e explorar algumas maneiras de incrementar as vendas e aumentar o valor do ticket médio.
3 maneiras de aumentar o ticket médio da uma distribuidora:
1) Conheça o comportamento dos clientes
Ao contrário dos possíveis clientes e prospects que fazem parte do seu público-alvo, os clientes que já fazem parte da sua carteira possuem um padrão de comportamento que você pode mapear.
Pra isso você pode usar dados das negociações com os vendedores, do valor das últimas compras, dos produtos adquiridos e da frequência de compras.
A partir dessas informações, é possível entender muitas características coletivas e individuais de cada cliente. E isto é um grande diferencial!
Todas as pessoas gostam de ser tratadas de maneira única. Por isso, tratar o seu cliente de acordo com todas as particularidades fará ele se sentir especial ao negociar com a sua distribuidora.
Além do mais, ao conhecer o comportamento do seu cliente, diante de qualquer mudança é possível ligar um alerta e descobrir uma possível insatisfação antes que o cliente migre para outro distribuidor.
Isso nos leva ao próximo tópico.
2) Invista no relacionamento
Acreditar que o relacionamento com o cliente se dá somente nos momentos de negociação é um grande erro.
Ter o cliente ao seu lado por muitos anos é uma das melhores estratégias que a sua distribuidora deve cultivar.
Neste sentido, contar com automações que possibilitem criar essa aproximação sem tomar tempo da rotina vai garantir que todos os clientes recebam a devida atenção e que essa atenção seja contínua e, por isso, vista como mais verdadeira.
Conheça algumas ações que podem auxiliar:
Entre outras coisas que farão seu cliente saber que podem contar com você.
3) Fidelização
Fidelizar clientes é sem dúvida um das estratégias mais eficientes para qualquer negócio.
Isso porque quando um cliente se torna fiel a uma marca, nem preço, nem o lançamento de novidades dos concorrentes podem tomá-lo com facilidade da sua distribuidora.
Mas a pergunta é: como fidelizar os clientes da sua distribuidora, sendo que entre tantos fatores, o preço é algo tão importante nesse setor?
Primeiro, comece se certificando de oferecer preços atrativos. Nem o mais caro, nem necessariamente o mais barato.
Mas depois de definir este fator, busque trabalhar estes aspectos no dia a dia do vendedor:
Dicas bônus: faça promoções inteligentes
Uma dica importante é oferecer condições melhores para quem gasta ou compra em maiores quantidades. Neste sentido, considere utilizar descontos progressivos, que se tornam mais interessantes conforme o cliente compra mais.
Outro tipo de incentivo é oferecer preços especiais para que o cliente adquira produtos que ele ainda não conhece.
Fonte: Sovis.com
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